quinta-feira, 11 de junho de 2009

VIVA A MATA 2009
























O que é: A Fundação SOS Mata Atlântica promove mais uma edição do Viva a Mata - mostra de iniciativas e projetos em prol da Mata Atlântica, entre os dias 22 e 24 de maio, no Parque Ibirapuera, em São Paulo.

O evento comemora o Dia Nacional da Mata Atlântica (27 de maio) com uma grande exposição aberta ao público. Todas as atividades são gratuitas e a programação incluir palestras, estandes temáticos, oficinas, lançamentos de livros, apresentação de peças teatrais, além de várias outras iniciativas de dezenas de organizações que se reúnem para mostrar o que vem sendo feito pela conservação da Mata Atlântica Brasil afora.


O que voluntários como eu fazem... bom, não os como eu, os que trabalham de verdade:
Oficinas de plantio de mudas, painéis com temas sobre os ciclos hídricos, políticas públicas, a mata atlântica, e água no planeta; jogos lúdicos com as crianças incluindo artesania na sucateca, teatro para as crianças, mostra de projetos dos SOS para o público em geral além de suar a camisa pra montar, administrar, ajudar e desmontar tudo o que cabe ao grupo de voluntários (uffa).


O que eu fiz: de tudo um pouco, brinquei com as escolas públicas no jogo da reciclagem, me deliciei orando sobre as políticas públicas, cidadania, problemas urbanos, movimentos sociais, e claro, sempre fazendo a ligação a degradação dos nossos biomas, nossos quintais; tirei fotos, fui aos debates, acendi velas pra manifestação contra os 400 projetos de lei que tramitam no congresso tentando de alguma maneira derrubar vergonhosamente o nosso código florestal (irresponsavelmente, claro). Enfim, vivi cada pedacinho possível desse evento que apesar de cansativo, é a coroação do trabalho desta grande fundação que é o SOS.


A provocativa Faça "Xixi no Banho" foi o atrativo polêmico e engraçado da campanha de divulgação do VIVA A MATA desse ano, que traz, no mínimo, à tona, as revisões de hábitos que teremos que enfrentar nas discussões da Agenda 21. Você faz xixi no banho?


O mais delicioso de um evento como esse é não só a realização de um projeto bacana, mas a possibilidade de troca: de histórias, de informações, de sorrisos e emoções, em um público tão eclético quanto numeroso: 75 mil visitantes!



Ao que parece, até esta quinta edição, não foi possível em nenhuma delas dizer que alguma das anteriores foi melhor: o evento cresce ano a ano, em visitas, em amadurecimento e profissionalidade, em brado, enfim, do começo ao fim melhorando a cada ano. É o que opinam os mais velhos de casa, como o mestre Beloyanes Monteiro, regente da orquestra de voluntários e à frente desta a mais de 11 anos, é o que opina o publico que já participou dos eventos anteriores.


Pra mim, mais do que nada, foi uma grande oportunidade de repartir conhecimento no sentido da sensibilização à sustentabilidade (essa tão manjada e distorcida palavra). Uma ocasião ímpar para se exercer a cidadania. Minha fala no painel de políticas públicas terminava mais ou menos assim:"...e vocês sabem o que é educação ambiental? Educação ambiental é isso que estamos fazendo, trocando conhecimento e informações sobre o ambiente, pois é somente conhecendo é que podemos tomar partido. E é em ocasiões como essas que tenho a chance de falar pros outros o que está acontecendo... e vocês sabem o que está acontecendo? Existem 400 Projetos de lei tramitando no congresso, assembléias e senado atacando o código florestal. Projetos de lei que querem mudar a distância de mata a se preservar nas margens dos nossos rios, as matas ciliares, propondo que os atuais 30 m caiam para 5m, como o recém aprovado código florestal de Santa Catarina, a mesma Santa Catarina que a alguns meses pediu ajuda para todo o Brasil, pela condição catastrófica das enchentes e desmoronamentos ocorrentes, desmoronamentos e enchentes estes que em grande parte foram causados pela até então retirada das matas ciliares... projetos de lei aprovando a grilagem da Amazônia, projeto de lei perdoando a retirada da reserva legal garantida pelo atual (e bombardeado código florestal!". Neste momento, as crianças estavam olhando atentas pra mim enquanto eu olhava atento pros adultos que as acompanhavam. Os adultos por sua vez sempre emudecidos com as caras de brasileiro que até um tempo atrás eu também recorria, a de indignação seguida de resignação. E nessa hora, eu tirava o zap (gato pros paranaenses que jogam truco, como eu) da manga: "Mas há uma maneira de reverter isso, e vocês sabem como? Sim, porque quem faz lei é político, representando os interesses de alguém, que na sua grande totalidade não são os nossos. Mas sabe quem coloca e tira o político de lá? Somos nós através do exercício do voto, que deve ser consciente. Então como reverter isso: anote em quem votou, e acompanhe pelos próximos 4 anos, de tempos em tempos, os projetos no qual seu eleito candidato está trabalhando, e se no final desse mandato ele não trabalhou não por você, mas pelas gerações futuras, pelo seu filho ou neto, então tire esse cara de lá. São estes baixinhos aqui que merecem nosso empenho nesse sentido. Tenho uma filha de 12 anos e não gostaria de ter que responder-lhe com peso na voz, daqui a 20 anos, quando ela veja nossos quintais ambientalmente desertificados, com baixas produtividades de alimento e emprego, com escassez de recursos que nós não tivemos, o que eu fiz pra reverter a situação da mudança do código florestal quando isso aconteceu lá por 2009... e ter que dizer-lhe: não fiz nada do que estava ao meu alcance. Um voto de cidadania.". E assim terminava o speech!

Espero todos os leitores anos que vem lá... e Vivam as Matas!!!


3 comentários:

Anônimo disse...

Iorio seu envolvimento é fantástico, continue que voce será vitorioso, parabens mesmo

Os Incansáveis disse...

Iório
Apesar de pouco tempo como colega nosso no voluntariado, sinto que você veio para ficar. Estive observando as atividades no Viva a Mata e no evento da Toyota e você manda muito bem!! A gente percebe que o que você fala e faz vem do coração.
Ah! Eu mandei uma mensagem para o presidente Lula sobre a MP 458 e o protocolo da presidência respondeu que a mensagem foi encaminhada a ele. Todos devemos nos engajar nessa luta contra a tentativa de desmantelamento das leis ambientais.
Beijocas
Denise

Anônimo disse...

Assim como você quero ser alguém atuante e realmente ajudar a preservar os meios naturais. E, quando vemos noticias de nosso politicos querendo agir de maneira egoísta , capiltalista como sempre, burra e cega de ambição pelo poder ou riquezas materiais, e não veem que estão destruindo aos poucos nossa própria riqueza que trará consequencias ruins para todos inclusive para eles, sinto que cada vez mais precisamnos agir, nos unir para mudar as mentes das pessoas que como eu também já assisti calada a todos os desmandos e degradações já causadas. É preciso agir, mudar nossas atitudes, fazer valer nossa vontade e exigir dos nossos eleitos que façam e ajam honestamente e tragam melhorias e mais preservação para as nossas matas que trará uma vida melhor para todos nós.
Como diria nosso querido Belo, é isso aí companheiro!
Continuamos na luta!
Bjs, Silvia