segunda-feira, 16 de março de 2009

Terminou o dia... e não fiz nada!

A algum tempo venho num difícil exercício zen de livrar-me de um dos elementos que julgo fazer mal à saúde e bem estar: a culpa. Esta daninha psiqué que esteve inerente ao comportamento humano, parece ter crescido dentro de nossa sociedade à medida que evoluímos organizacionalmente. Não sou estudioso do assunto, mas posso apontar que parte do poder (e me refiro à igreja, seja qual seja) tem-se utilizado desta ferramenta psíquica como instrumento de manipulação das massas nos últimos 2 mil anos, pelo menos. Herdamos assim este sentimento como resultado da auto-cobrança e o anexamos à nossa cultura. Em tempos onde o que vale é ser o mais competitivo possível, e nossos índices de auto-cobrança como rodovia para o sucesso devem ser muito maiores que os tempos em que éramos caçadores-coletores, acredito que passamos a carregar níveis de culpa que beiram a uma patologia. E assim, provavelmente a soma das culpas diárias sejam fatores que se somam a outras doentias patologias do nosso mundo moderno, e que juntas causem o stress e toda uma série de efeitos psico-somáticos como a depressão e afins.
Muito bem, salvo toda esta conjectura da minha parte que não tenho formação nenhuma em psicologia ou psiquiatria, o tema do "vai pro blog" de hoje é como me livrar desta maldita sensação de findar o dia e ter a triste e vazia sensação de não ter feito nada. Cada um deveria ter seu próprio remédio, que pode até ser a latinha de cerveja que te faça esquecer da culpa, a qual já está aberta à minha frente neste momento... Mas como sou das exatas, preciso organizar um processo para isso, de maneira que eu possa, no fim do dia, e em qualquer outro, visualizar meu dia de maneira que eu me dê por satisfeito (ou não, oh não!).
Minha proposta: ao fim do dia, escrever num papel 3 pontos importantes que justifiquem um dia "espiritualmente" produtivo (não, nada a ver com religiões, mas que sirvam de alimento à alma). São eles (ao leitor, sugestões são bem vindas, desde que não tenha mais de 5 tópicos pois isto já teria muita chance de virar mais uma possibilidade de culpa):
- O que eu fiz hoje (concretizei)
- O que aprendi hoje (me renovei)
- Com que me comprometi hoje (posterguei)

Vou colocar isto no meu mural de cortiça pra que eu possa vê-los nos dias que virão. Acho que, ao rever estes 3 pontos ao fim do dia, já me darei por satisfeito e poderei dormir com a cabeça leve... enfim, o dia valeu. Salvei tudo na pasta "Anti Culpa"...


Um comentário:

Rômulo disse...

Dá muito trabalho. Prefiro a cerveja.